Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz promove Oficina de Elaboração de Artigos Científicos para alunos e egressos

De 26 a 30 de maio, o campus Manguinhos-Maré da Fiocruz, no Rio de Janeiro, sediará a Oficina de Elaboração de Artigos Científicos, iniciativa voltada para os doutorandos já qualificados e egressos do mestrado do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz. A proposta é fortalecer a formação de pesquisadores na produção e disseminação do conhecimento científico, com foco na vigilância em saúde. Política pública que, especialmente em regiões de fronteira, demanda não apenas rigor metodológico, mas também uma divulgação ágil e acessível do conhecimento. 

“É com grande expectativa e entusiasmo que faremos a oficina. Este evento, representa um marco em nosso compromisso com a excelência acadêmica ao ampliar a visibilidade de nossas pesquisas e, sobretudo, contribuir com políticas públicas baseadas em evidências”, destaca a coordenadora Acadêmica do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, Andrea Sobral.

A oficina tem como objetivo principal apoiar os participantes na finalização e aprimoramento de seus artigos científicos, principal meio de comunicar resultados de pesquisa, permitindo sua validação, replicação e aprofundamento no meio acadêmico. A atividade é também uma etapa preparatória para a publicação de uma edição especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva, que reunirá até 15 artigos produzidos pelos participantes a partir de seus trabalhos de conclusão.

A expectativa é que os participantes da oficina não apenas refinem as habilidades técnicas de redação científica, mas também fortaleçam a capacidade em comunicar com impacto os conhecimentos gerados em suas pesquisas, transformando dados em ações concretas para a vigilância em saúde,

Durante cinco dias, os participantes  ficarão imersos em um ambiente de troca, revisão e qualificação técnica, contando com o acompanhamento de docentes experientes, alocados conforme a temática e metodologia dos artigos. A dinâmica prevê discussões coletivas, orientação individualizada e acesso a videoaulas temáticas sobre redação científica, métodos qualitativos e quantitativos, revisão bibliográfica e outros tópicos fundamentais à publicação acadêmica.

Para a coordenadora do programa, a oficina será fundamental para consolidar a confiança e a competência dos egressos/alunos na elaboração de artigos que passem pelo crivo das melhores publicações: “Com a dedicação de docentes que trarão orientações customizadas, e com a energia colaborativa de todos os envolvidos, tenho certeza de que, ao final desta jornada, emergiremos não apenas com artigos aprimorados, mas com uma rede fortalecida de pesquisadores comprometidos com a ciência a serviço da sociedade.”

*Crédito da imagem: Freepik