Vigilância em Saúde na Fiocruz
Desde sua fundação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ocupa a linha de frente no enfrentamento das doenças, dedica-se a apresentar propostas e soluções, a elaborar pesquisas que respondam a perguntas ainda sem resposta, a formular e implantar ações estratégicas de atenção e promoção da saúde. Atualmente, como entidade de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde e parte integrante do SUS, a Fiocruz tem uma atuação diversificada que inclui: a geração de conhecimento e formação de recursos humanos em diversas áreas da saúde, e a prestação de serviços em vigilância em saúde em seus diversos componentes (epidemiológico, ambiental e saúde do trabalhador), incluindo, ainda, a vigilância sanitária e serviços de referência.
Para isso, oferece em várias unidades pelo país cursos de qualificação profissional presenciais ou EAD, no Campus Virtual Fiocruz e pela UNA-SUS. Tem residências multiprofissionais e mestrados profissionais em Vigilância em Saúde, Epidemiologia e áreas afins. Também possui Laboratórios de Referência para dar suporte ao enfrentamento às demandas do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica do país. A instituição desenvolve o Programa Institucional de Vigilância em Saúde na Fiocruz e conta com a Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência (CVSLR) no âmbito da Presidência, que conduz o tema de forma integrada e sistêmica no interior da instituição.
Cumprindo e ampliando esse papel, em fevereiro de 2021, a Fiocruz lançou o Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras, o VigiFronteiras-Brasil, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para oferecer formação em nível de mestrado e de doutorado para profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam na área de fronteira do Brasil com os países da América do Sul.
Em dezembro de 2021, a Fiocruz lançou o Programa Educacional em Saúde Pública, com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz). O objetivo é formar mestres e doutores visando fortalecer as ações e serviços que fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do SUS, com foco também na Vigilância Laboratorial. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz (2021-2025)