Implementada em 2000 para monitorar a influenza, a Vigilância Sentinela de Síndromes Gripais no Brasil fortalece a Vigilância Epidemiológica de vírus respiratórios ao identificar os vírus de relevância para a saúde pública que circulam no país.
14/05/2025
A experiência da Fiocruz na organização de redes de formação para o fortalecimento do sistema de saúde de Moçambique, na África, foi compartilhada em um painel sobre a cooperação sul-sul realizado, ontem (29/4), na 37ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), em Brasília.
30/04/2025
A primeira turma do Mestrado Profissional do Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz), foi encerrada quarta-feira, 9 de abril, com a de
15/04/2025
A infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB), embora assintomática, representa um importante fator de risco para o desenvolvimento da tuberculose ativa, especialmente em pessoas com imunidade comprometida. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado da ILTB são fundamentais para conter a progressão da doença e evitar novos casos.
15/04/2025
Segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), os homens apresentam maior taxa de mortalidade que as mulheres em todas as faixas etárias até os 80 anos. Apesar da pandemia de COVID-19 ter reduzido a expectativa de vida dos brasileiros em 4,5 anos, os homens ainda vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. 
13/04/2025
A Doença de Haff (DH), conhecida popularmente como "doença da urina preta", é uma síndrome rara caracterizada por rabdomiólise (lesão muscular
21/03/2025
A sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, é um importante desafio para a Saúde Pública mundial devido à sua alta prevalência e diversas manifestações clínicas.
18/03/2025
A lesão por pressão (LP) é um dano na pele e/ou tecidos moles, geralmente sobre proeminências ósseas, causado pelo uso de dispositivos médicos ou outros artefatos. Sua origem é complexa, envolvendo fatores do paciente e do ambiente, como idade avançada, comorbidades, estado nutricional, mobilidade reduzida e nível de consciência.
10/03/2025
O sarampo e a rubéola são doenças infecciosas caracterizadas por manchas na pele (exantema) que se espalham pelo corpo. Embora sejam imunopreveníveis, as duas doenças podem levar a complicações graves e até ao óbito.
03/03/2025