Nos últimos anos, um declínio alarmante nas taxas de vacinação tem sido observado em diversas regiões, levantando preocupações sobre a proteção da população contra doenças evitáveis por vacinação.
22/05/2024
O estudo intitulado "Saberes e práticas das parteiras indígenas: possibilidades de inclusão na Saúde Indígena do DSEI Alto Rio Solimões, Amazonas," apresentado como trabalho de conclusão de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA/Fiocruz Amazônia), revelou a importância das
20/05/2024
A primeira aluna indígena do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, Yuri Consuelo Rodriguez Rodriguez, apresentou recentemente o seu trabalho de conclusão do mestrado “Vigilância Comunitária em Saúde e resistência descolonial na comunidade indígena Yararaca, de Vaupés -Colômbia, fronteira com o Brasil”.
17/05/2024
Responsável por 80% dos casos de dengue na província de Cajamarca, no norte do Peru, a cidade de Jaén concentra em nove setores da sua área central, os locais de maior frequência de transmissão da doença.
29/04/2024
 Simulium (borrachudo)
Assim como no Brasil, filariose na Colômbia é uma doença negligenciada que atinge principalmente populações vulneráveis, como ribeirinhos e indígenas que vivem no departamento (o equivalente a um estado) Amazonas, não havendo um programa ou medidas para controle da doença.
29/04/2024
A enfermeira colombiana Yuri Rodrígues foi a primeira indígena do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz a concluir o curso. Nascida em Mitú, um dos municípios do estado de Vaupés na Amazônia Colombiana, que faz fronteira com o Brasil, tem 35 anos e é indígena do povo Cubeo.
03/04/2024
O biólogo e mestre em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia Luiz Penha nasceu em São Gabriel da Cachoeira (AM), município amazonense que concentra o segundo maior número de indígenas do país, segundo o Censo de 2022. Desde 2021, ele é um dos três alunos indígenas do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz.
03/04/2024
A enfermeira Hamyla Trindade, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), da Fiocruz Amazônia, nasceu e estudou até os 17 anos no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na fronteira com a Venezuela e a Colômbia, considerado
03/04/2024
alunos indígenas fiocruz
A enfermeira colombiana Yuri Consuelo Rodrígues Rodrígues nasceu em Mitú, cidade do estado de Vaupés, que faz fronteira com o Amazonas, no Brasil. É a segunda filha de uma mulher indígena analfabeta que se desdobrou atuando em casas de família, para pagar os estudos dos filhos. Em 2005, ela concluiu o ensino médio. Foi bolsista na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, onde realizou sua graduação de 2006 a 2010.
02/04/2024