criança sarampo
Depois de 20 anos sem registrar nenhum caso de sarampo, o estado do Amapá voltou a notificar pacientes com a doença em 2019. Diuliana dos Santos Mendes mapeou as ocorrências, listou as principais fragilidades das estruturas de saúde e indicou medidas para melhorar a vigilância epidemiológica da doença.
07/03/2024
Teste rápido para Covid-19
O fluxo de imigração de cidadãos venezuelanos para o Brasil cresceu nos últimos anos com o agravamento da crise econômica e social na Venezuela.
07/03/2024
queimadas
A saúde humana está ligada à preservação da natureza ao nosso redor. Sob essa premissa, a pesquisadora Gleice Medeiros Rodrigues Dias realizou um estudo no qual cruzou dados sobre desmatamento, aumento da temperatura e mortalidade de indígenas. A investigação mostrou um crescimento no número de mortes causadas por doenças respiratórias e doenças crônicas, que pode ser creditado às queimadas.
29/02/2024
estetoscópio
Enfermeiro com 17 anos de experiência em saúde indígena, Newton Gonçalves de Figueiredo pesquisou a mortalidade dessa população no Mato Grosso do Sul. Com os dados levantados, foi possível caracterizar o perfil de saúde dos povos indígenas e apontar indicadores de riscos à saúde.
29/02/2024
Estudos e amostragem do ciclo de vida do barbeiro, transmissor da doença de Chagas.
A doença de Chagas é endêmica em 21 países das Américas. Devido ao relativo sucesso das medidas de controle da transmissão vetorial e transfusional, a transmissão congênita tem se tornado mais relevante e a principal fonte de novos casos.
22/02/2024
Mulher tendo pressão aferida em consultório médico
Como o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro pode prestar melhor assistência à população venezuelana que busca atendimento médico em nosso país? Essa foi uma das perguntas que guiou o estudo do pesquisador Emerson Ricardo de Sousa Capistrano.
16/02/2024
Pessoa tomando vacina
A pesquisadora Juliane José Massignani Perotto analisou dados espaciais, temporais e demográficos para entender a incidência de tuberculose na fronteira do Brasil com a Argentina. O estudo concluiu que são necessárias ações conjuntas e políticas públicas de saúde bilaterais para combater e realizar a vigilância da doença nos dois países.
15/02/2024
Teleférico em La Paz, Bolívia
Embora o fluxo de pessoas seja alto nas fronteiras do norte do Brasil, os acordos com os países vizinhos não são suficientes para garantir acesso a serviços de saúde.
15/02/2024
Enfermeira aspira para a seringa o conteúdo da ampola da vacina
Os dados sobre a cobertura vacinal infantil nas áreas de fronteira do Mato Grosso do Sul podem não ser precisos.
09/02/2024