mulher usando pipeta em laboratório

Mais de 500 candidatos se inscrevem para uma vaga nos cursos oferecidos pelo Programa VigiLabSaúde-Fiocruz

O Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz), voltado para formação de recursos humanos em nível de mestrado profissional e doutorado, atraiu mais de 500 candidatos para o processo seletivo. A fase de homologação das inscrições foi encerrada no dia 1° de abril com a divulgação da lista dos que participação da primeira etapa eliminatória: a prova de inglês. A oferta é realizada em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Segundo Andrea Sobral, coordenadora Acadêmica do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz, o número de participantes superou as expectativas. “Ele reflete a ótima qualidade de ensino que a Fiocruz oferece. Além da estrutura sólida da Fiocruz, os Programas de Pós-Graduação envolvidos no consórcio apresentam corpo docente formado por profissionais experientes, que atuam de forma propositiva na formação de mestrandos e doutorandos para atuar na área da Vigilância em Saúde”, comentou. 

O Mestrado Profissional contou com 403 inscrições, das quais 307 foram homologadas. Já o Doutorado Acadêmico contabilizou 128 inscrições das quais 117 foram homologadas. Prosseguem no processo seletivo 424 candidatos. 

Andrea conta, ainda, que o perfil dos alunos está dentro do escopo central das chamadas, diretamente ligados à área da saúde. Em torno de 73% (225) das inscrições do Mestrado Profissional (MP) e 74% (87) do Doutorado Acadêmico (DA) estão vinculadas a Laboratórios centrais e municipais, secretarias de saúde, prefeituras municipais e ao Ministério da Saúde e são provenientes de quase todos os estados brasileiros (26 estados e DF, no MP, e 24 estados e DF, no DA).

O objetivo do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz é contribuir para que os profissionais da vigilância em saúde de todas as esferas do Sistema Único de Saúde passem a dar respostas ainda mais rápidas frente a surtos, epidemias, endemias e pandemias, grande desafio para a Saúde Pública brasileira na atualidade. 

O Mestrado Profissional do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz será oferecido pelo consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSPMP/IAM/Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP/Fiocruz Brasília) e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI-MP /ENSP/Fiocruz). Por sua vez, o Doutorado Acadêmico será oferecido pelos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP-MP/IAM/Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP/Fiocruz Brasília) e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI/MP/ENSP/Fiocruz). No ato da inscrição, os candidatos selecionaram o programa ao qual gostaria de se vincular.  deverá selecionar um dos PPGs envolvidos no consórcio.

Acompanhe outras informações sobre o processo seletivo na nossa seção de novidades e nos perfis do programa nas mídias sociais (@formacaovigisaudefiocruz).