Fiocruz sedia oficina para elaboração de programa Transfronteiriço de Vigilância em Saúde entre o Amapá e a Guiana Francesa
A Fiocruz vai sediar, de 3 a 5 de maio, a 3ª Oficina Transfronteiriça de Cooperação em Vigilância em Saúde – Amapá/Brasil-Guiana Francesa. A sessão de abertura acontece no dia 3, às 8h30, no auditório do Centro de Documentação em História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (CDHS/COC). Participam do encontro representantes do Governo do Amapá, da Guiana Francesa, da Fiocruz, Opas, Ministério da Saúde (SVS/MS, CGLAB/MS e AISA) e de instituições de pesquisa francesas.
A programação do evento inclui discussões em grupos de trabalho (no campus da Fiocruz e no Hotel Windsor Flórida) no segundo e terceiro dia da oficina, além de visitas a unidades da Fiocruz. Outros dois encontros já foram realizados entre o grupo. O último ocorreu de 1 a 3 de fevereiro, na Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa (ARS-GF), em Caiena, capital do território ultramarino francês.
A expectativa é que, ao fim do evento, esteja concluída a elaboração conjunta de um Programa Transfronteiriço de Vigilância em Saúde Amapá-Guiana Francesa, que leve em consideração as dimensões transfronteiriças, com foco no monitoramento, vigilância laboratorial e reposta a alertas. O encontro conta com apoio do Programa VigiFronteiras-Brasil e da Coordenação de Educação Internacional da VPEIC/Fiocruz.