Alunos do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz começam cursos no dia 12 de setembro 

As aulas do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz estão marcadas para começar no dia 12 de setembro. Serão 50 alunos, sendo 20 para o Doutorado Acadêmico e 30 para o Mestrado Profissional, que começarão as suas jornadas. O Mestrado Profissional contou com 403 inscrições. Já o Doutorado Acadêmico contabilizou 128 inscrições. Depois das homologações, 424 candidatos seguiram participando do processo seletivo.  

Os cursos serão ofertados por meio de um consórcio entre Programas de Pós-Graduação da Fiocruz com apoio e financiamento da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS). Ambos contam com participantes de todas as regiões do país que estão vinculados a Laboratórios centrais e municipais, secretarias de saúde, prefeituras municipais e ao Ministério da Saúde e são provenientes de todas as regiões do país. 

O Mestrado Profissional do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz será oferecido pelo consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSPMP/IAM/Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP/Fiocruz Brasília) e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI-MP /ENSP/Fiocruz). Por sua vez, o Doutorado Acadêmico será oferecido pelos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP-MP/IAM/Fiocruz Pernambuco), em Saúde Pública e Meio Ambiente (PPGSPMA/ENSP/Fiocruz), em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI/ENSP/Fiocruz) e em Saúde Pública (PPGSP/ENSP/Fiocruz).

Durante o processo seletivo, de acordo como posto no item 5 da Chamada Especial, a vinculação a um dos Programas de Pós-Graduação indicado pelo candidato no ato da inscrição foi, em alguns casos, modificada pela coordenação. "Essa mudança foi realizada para adequar o perfil da proposta dos candidatos aos programas e também em função da disponibilidade de orientadores nos Programas participantes do consócio", explicou Andréa Sobral, coordenadora Acadêmica do Programa VigiLabSaúdeFiocruz.  

Os alunos ficaram distribuídos assim: 

Mestrado Profissional 

  • PPGSP-MP/IAM - 11
  • PPGPPS/FIOCRUZ DF - 10
  • PPGEPI/ENSP - 09

Doutorado Acadêmico 

  • PPGSP-SPMA - 5
  • PPGSP/ENSP - 5 
  • PPGEPI/ENSP - 5
  • PPGSP/IAM - 5 

A faixa etária dos alunos varia de 24 a 51 anos para o mestrado e 26 para 51 anos, no doutorado. As mulheres são maioria em ambos os cursos: 22 do mestrado e 17 no doutorado. (8 e 3 homens, respectivamente). Participam do mestrado 3 alunos cotistas, sendo um pardo, um indígena e um PCD. No doutorado, são outros 3, todos autodenominados pardos ou pretos.  

Andréa Sobral conta ainda que todos os programas envolvidos são da área da Saúde Coletiva e estão totalmente alinhados ao objeto da chamada em tela. "Teremos uma grade de disciplinas de tronco comum a todos os alunos do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz e a formação será específica para a Chamada, mas também será oferecido uma grade de disciplinas que definimos como optativas/eletivas ou específicas dos PPG’s para cumprimento dos créditos necessários para a formação", complementou. 

 

Anexos
Aularemota.png (1.04 MB)