imagens dos alunos na tela do zoom

Alunos do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz participam de cerimônia de boas-vindas à instituição

O Programa VigiLabSaúde-Fiocruz começou hoje para os seus 50 alunos. Eles participaram do primeiro dia da Semana de Recepção e Integração e foram recebidos pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, pela vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, pela Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, pela coordenadora Geral do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz, Eduarda Cesse, e por Alexander Vargas, diretor substituto do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS) representando o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros. O Programa VigiLabSaúde está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Todos os participantes das mesas de abertura e de boas-vindas ressaltaram a importância da oportunidade de formação. “Essa é uma iniciativa estruturante para o enfrentamento das atuais, como a Covid-19 e a monkeypox, e de futuras emergências em saúde pública. Falamos das doenças infecciosas, mas sabemos que muito dessa expertise será fundamental para lidar com eventos extremos ligados a questões ambientais e questões climáticas que afetam cada vez mais a própria emergência e reemergência das doenças transmissíveis”, declarou Nísia Trindade. “O programa é algo que o Ministério tentava promover há algum tempo para fortalecer a Vigilância em Saúde e o SUS. Aproveitem a oportunidade para troca de conhecimento entre profissionais que já atuam na Vigilância Laboratorial e em diferentes regiões do país, com realidades diferentes. Sintam-se abraçados por nós do Ministério da Saúde”, comentou Alexander Vargas.

Cristiani Vieira Machado agradeceu à SVS/MS pela parceria com a Fiocruz e confiança nesse processo. “Esse curso integra uma série de iniciativas da Fiocruz de formação em vigilância em saúde e preparação para emergências sanitárias. Vivendo esse contexto de crise multidimensional que a gente acompanha, ficou evidente a necessidade de fortalecermos a preparação para a resposta a esse tipo de situação. Aproveitem o momento para refletir sobre as potencialidades do nosso SUS, mas também as fragilidades, as lacunas que precisamos superar para fortalecer o nosso sistema público de saúde”, recomendou.

Por sua vez, Cristina Guilam, declarou que os cursos oferecidos se inserem em algumas diretrizes importantes para a educação da Fiocruz. “O ensino público gratuito de qualidade, a contribuição para redução das desigualdades em termos de formação, inscrevendo-se na cooperação estruturante para o fortalecimento das instituições e, por fim, a integração entre as unidades da Fiocruz, que é uma instituição de presença nacional, com a qual conseguimos fortalecer e multiplicar a sua capacidade de oferecer ações de educação”.

Eduarda Cesse destacou um outro aspecto da missão da Fundação. “A Fiocruz tem como um dos seus pilares a formação de pessoas e como uma das missões proteger o sistema nacional de vigilância em saúde, apoiando as ações do Ministério da Saúde e na América Latina. Essa iniciativa é de extrema importância para fortalecer esse campo e notadamente as pessoas que atuam na gestão de instituições de vigilância em saúde e de laboratórios de saúde pública. A participação ativa dos estudantes é fundamental para o sucesso da oferta”.

A coordenadora Acadêmica do Programa, Andréa Sobral, destacou o alto nível dos programas envolvidos na formação. “Começa agora um período em que vocês estarão em contato com o ensino e pesquisa de ponta em saúde coletiva. Os programas são de excelência pela Capes, o que os coloca em um seleto grupo de programas de pós-graduação de nível internacional no qual agora vocês fazem parte”, declarou.

Já a coordenadora de Gestão do programa, Adélia Araújo, ressaltou a proposta pedagógica inovadora e de gestão colaborativa entre os programas que fazem parte do consórcio. “Desejo que aproveitem a oportunidade para desenvolver novos conhecimentos e habilidades, construir e consolidar redes que possam contribuir na melhoria de suas atuações na gestão e na vigilância para o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde”.

Em um segundo momento, representantes dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz consorciados para a oferta dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado também saudaram e deram as boas-vindas ao corpo discente do programa. Os detalhes da abertura podem ser conferidos no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.