alunos reunidos no segundo seminário

Alunos do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz participam de seminário presencial na ENSP, no Rio de Janeiro

Os alunos que estão cursando o mestrado do Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) da Fiocruz têm um encontro marcado, a partir de segunda-feira (21), na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Eles participam da disciplina Seminários 3, dando continuidade ao processo de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da dissertação de conclusão do curso. Ao longo da semana, encontrarão os colegas, orientadores e docentes do curso para apresentar o trabalho desenvolvido até o momento, discutir aspectos metodológicos, quantitativos e qualitativos e técnicas utilizadas, assim como os resultados obtidos até o momento.

Na abertura, que acontece a partir das 8h30, os alunos serão recepcionados por Marcos Menezes e Enirtes Caetano, diretor e vice-diretora de ensino, respectivamente, da ENSP/Fiocruz. Em seguida, participam da palestra “Publicação de artigos científicos”, que será ministrada por Luciana Dias de Lima, vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP/Fiocruz e editora chefe da Revista Cadernos de Saúde Pública.

Segundo Eduarda Cesse, coordenadora Geral Adjunta e do Stricto Sensu da Fiocruz e do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, este encontro presencial se reveste de grande importância já que os alunos estão com os seus projetos qualificados. “Em um programa que vem sendo realizado a distância, essa é a oportunidade de encontrar os colegas, discutir os projetos, trocar ideias e experiências sobre o curso. Discutir presencialmente com os orientadores e docentes os trabalhos que estão em andamento e que serão defendidos em 2024 como trabalho de conclusão do mestrado”, explicou.

Até o fim da semana, os alunos se revezam nas apresentações dos trabalhos. No encerramento da disciplina, eles participam de um breve encontro com Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, e com Maria Cristina Rodrigues Guilam, coordenadora geral de Educação da Fiocruz, no Castelo, e depois partem para um tour guiado pelo Campus da Fiocruz.