Fiocruz realiza 2º Seminário Internacional do Programa VigiFronteiras-Brasil e aborda estratégias de Vigilância em Saúde nas regiões de fronteira
O Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) da Fundação Oswaldo Cruz promove no dia 25 de setembro (segunda-feira), às 10h (horário de Brasília), na Fiocruz Amazonas, seu 2° Seminário Internacional. O evento contará com a participação de renomados pesquisadores da área de vigilância em saúde e será transmitido ao vivo pelo Canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube com tradução para o espanhol, inglês e Libras. O tema do encontro é "Estratégias de vigilância em saúde nas regiões de fronteira".
Entre os palestrantes estão o pesquisador do Institute of Research for Development (IRD - UnB - Fiocruz), da França, Emmanuel Roux, que ministra palestra sobre o "Sítio sentinela transfronteiriço como ferramenta de cooperação da vigilância em saúde em fronteira internacional"; o oficial Nacional na Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta às Emergências e Desastres na OPAS/OMS-BR, Rodrigo Frutuoso, que vai falar sobre a "Importância da Avaliação de Risco para eventos de saúde pública"; e a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre (SISS-Geo), Márcia Chame. Ela apresentará a “Plataforma SISS-Geo: monitoramento participativo para vigilância de zoonoses silvestres em ambientes naturais, rurais e urbanos".
O seminário contará com a participação do pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS/Icict/Fiocruz) Christovam Barcellos, como debatedor. O seminário contará, ainda, com a participação da coordenadora Geral Adjunta e do Stricto Sensu da Fiocruz e Coordenadora do Programa VigiFronteiras-Brasil, Eduarda Cesse, e da coordenadora acadêmica do programa, Andréa Sobral, como moderadoras.
O público interessado nos temas poderá participar do evento conferindo a transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube (confira os links a seguir). Os participantes não precisam se inscrever previamente. Não serão fornecidos certificados.
2° Seminário Internacional – Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz
- Transmissão em português: https://youtube.com/live/vTWVXd1eiZs?feature=share
- Transmissão em espanhol: https://youtube.com/live/GMwi65_0VxQ?feature=share
- Transmissão em inglês: https://youtube.com/live/kLfJWsGfQuI?feature=share
O Programa VigiFronteiras-Brasil é uma iniciativa da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério das Saúde e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É realizado por meio de um consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazonas), além de docentes da Fiocruz Mato Grosso do Sul.
Sobre os participantes
Emmanuel Roux é pesquisador do Instituto Nacional Francês para o Desenvolvimento Sustentável (IRD). É PHD em automação industrial e humana e ciência da computação. Atua na área de ciência de dados e modelagem para a compreensão e controle de sistemas eco-epidemiológicos e concepção de observatórios transfronteiriços One-Health. Participa de diversas colaborações entre franceses e brasileiros no que diz espeito às relações entre parâmetros ambientais e questões de saúde, especialmente relacionadas a doenças tropicais transmitidas por vetores. Participa ou co-supervisiona diversas parcerias e projetos de pesquisa que contribuem para a construção de observatórios transfronteiriços da malária entre a Guiana Francesa e o Brasil e em outros contextos transfronteiriços. Atualmente é codiretor do Laboratório Conjunto Internacional "Sentinela" ("Rede de sítios sentinela transdisciplinares, territorializados e transfronteiriços para a saúde pública"), com Christovam Barcellos (Fiocruz/ICICT) e Helen Gurgel (UnB).
Rodrigo Frutuoso é biólogo e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente é oficial Nacional na Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta às Emergências e Desastres na OPAS/OMS-BR. De 2019 a 2020, atuou como como Coordenador Geral de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde e tem mais de 14 anos de experiência atuando em resposta às emergências em saúde pública no país, com ênfase em detecção de rumores a potenciais eventos de saúde pública, monitoramento de eventos de saúde pública, avaliação e comunicação de risco, elaboração de planos de contingência multi-ameaças, implantação e gestão de Centros de Operações de Emergências e preparação e resposta às Emergências em Saúde Pública.
Márcia Chame é graduada em Ciências Biológicas, tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas. É pesquisadora titular da Fiocruz, coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre que desenvolve o Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo e o Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), da fundação. Curadora da Coleção Paleoparasitológica e de Fezes Recentes de Animais (CPFera, ENSP/FIOCRUZ). Membro titular na CONABIO do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal e diretora Científica da Fundação Museu do Homem Americano a partir de 2019.
Christovam Barcellos é geógrafo, especialista em Saúde Pública, com doutorado em Geociências. Exerceu o cargo de sanitarista nas secretarias de saúde do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (ICICT/Fiocruz), professor na ENSP/Fiocruz e coordenador do Observatório de Clima e Saúde da instituição.