Joviana e Andrea

Coordenadora Acadêmica do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz participa de missão internacional de fortalecimento da cooperação em saúde

A pesquisadora e coordenadora acadêmica do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, Andréa Sobral, embarcou em uma missão internacional para visitar quatro países da América do Sul: Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. Os encontros, articulados pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, acontecem até o dia 16 de agosto e fazem parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira parada foi realizada hoje (5/8), na Universidade Nacional de Assunção (UNA), em Assunção, capital do Paraguai. O Capes/PrInt-Fiocruz tem como objetivo principal fortalecer e ampliar a cooperação existente na Fiocruz com outras instituições de pesquisa, ensino e inovação.

Além de Andréa, também participam da missão Cristina Guilan, assessora especial na VPEIC, Analice Braga, assessora de Relações Internacionais na VPEIC, e os pesquisadores Ana Carolina Guimarães e Manoel Marques Evangelista de Oliveira, do Instituto Oswaldo Cruz, e Joviana Quintes Avanci Pina, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Eles visitarão instituições de ensino e pesquisa para discutir possibilidades de colaboração na formação em diferentes níveis, estratégias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico conjunto.

 

MissaoUNA
Cristina Guilan, assessora especial na VPEIC, apresentou a Fiocruz em nome do presidente Mário Moreira

 

A missão é vista como uma oportunidade essencial para a troca de conhecimentos e a construção de novas parcerias que beneficiem tanto o Programa VigiFronteiras/Brasil quanto as instituições envolvidas. “Para nós, as redes que podemos estabelecer são fundamentais, além da divulgação do processo seletivo para a segunda turma do VigiFronteiras, que acontecerá no fim deste ano”, comentou. A expectativa é que os contatos realizados durante a missão resultem em um fortalecimento das redes de colaboração e novas iniciativas conjuntas também na área de vigilância em saúde.

A participação de Sobral e da equipe da Fiocruz nesta missão demonstra o compromisso da instituição em promover a cooperação internacional e o desenvolvimento de estratégias inovadoras para enfrentar os desafios da saúde pública na América do Sul.