Trabalho de ex-aluna do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz vence o Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas

O estudo intitulado "Ressignificação de Territórios Urbanos com Lideranças Indígenas Ativas na Atenção Primária à Saúde", de autoria de Aline A. Ferreira Artini, egressa do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, e Júlio César Schweickardt, professor e pesquisador do  Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA/ILMD/Fiocruz Amazônia), foi vencedor do Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas, concedido durante o 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2024, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, teve formato híbrido, reunindo participantes presencial e virtualmente.

O trabalho evidenciou como essas lideranças desempenham papéis essenciais na articulação de ações que promovem equidade, inclusão social e o resgate de saberes tradicionais no ambiente urbano. Além disso, trouxe à tona a relevância de políticas públicas que reconheçam e valorizem a diversidade cultural como elemento central para a transformação dos territórios urbanos.

"O trabalho de Aline ganhou o prêmio pelo componente dos direito do acesso à saúde, da questão da inclusão de uma população que é invisibilizada muitas vezes pelas políticas públicas", comentou o professor Júlio. O reconhecimento simboliza não apenas o mérito do trabalho, mas também a relevância de trazer para o centro do debate acadêmico e político as vozes e as perspectivas indígenas em prol de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

O Prêmio Marielle Franco, entregue pela Associação da Rede Unida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, celebra iniciativas que promovem a equidade e justiça social por meio de políticas públicas. A premiação reforça a importância do tema e incentiva a continuidade de ações transformadoras no campo da saúde coletiva. A Rede Unida é uma associação internacional que reúne pessoas, instituições e projetos que buscam a mudança da formação de profissionais de saúde e a criação de um sistema de saúde equitativo e eficaz.