
Experiência na cooperação sul-sul da Fiocruz apresentada em conferência da FAUBAI
A experiência da Fiocruz na organização de redes de formação para o fortalecimento do sistema de saúde de Moçambique, na África, foi compartilhada em um painel sobre a cooperação sul-sul realizado, ontem (29/4), na 37ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), em Brasília. O tema foi abordado por Eduarda Cesse, coordenadora geral de Educação (CGE) da Fiocruz e dos Programas VigiFronteiras-Brasil e VigiLabSaúde/Fiocruz, e também contou com a participação de Analice Braga, assessora de relações internacionais da CGE/Fiocruz. A Fiocruz é considerada Centro Colaborador para Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além do foco no sul global, há em comum entre as iniciativas na área de vigilância em saúde para o Brasil e países fronteiriços e as realizadas naquele país africano, a modalidade de formação por meio de inovadores consórcios de pós-graduação de diferentes unidades da Fundação e com diferentes formas de financiamento e parcerias.
Dentre os impactos dessa cooperação estruturante, por meio do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o Sul Globa (COOPBRASS/CAPES), destacam-se a melhoria da capacidade de Moçambique em responder às necessidades em saúde da população, e a contribuição para o fortalecimento Sistema de Saúde local, por meio do incremento no número de profissionais formados (mestres e doutores).
Para a Fiocruz, destacam-se o amadurecimento da colaboração já existente com Moçambique, pelo cumprimento de sua missão de formar profissionais que contribuirão com desenvolvimento e implantação de processos e ações formativas locais, e o ganho institucional representado pelo aprimoramento da gestão interna dos diversos processos e de visibilidade internacional pelas ações de cooperação promovidas. Analice Braga também falou no evento da FAUBAI sobre “Missões internacionais: aperfeiçoamento de estratégias internas para mobilizar pesquisadores e expandir resultados”.