
Doutorandos do Programa VigLabSaúde participam de disciplina na Fiocruz Brasília
Cada vez mais próximos da conclusão do curso, os doutorandos do Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde/Fiocruz) participam, entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, da disciplina Seminários Avançados de Tese de Doutorado III, na Fiocruz Brasília.
A abertura contará com a palestra “A redação do artigo científico”, ministrada pela professora e pesquisadora Maria Cynthia Braga, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), além de um momento de acolhimento aos docentes e discentes presentes.
Ao longo da semana, 20 doutorandos, com previsão de conclusão do curso em agosto de 2027, apresentam o andamento de suas pesquisas, que serão avaliadas quanto ao desenvolvimento, à consistência metodológica e ao uso de técnicas quantitativas e qualitativas. As discussões sobre o progresso das teses serão conduzidas pelos docentes da disciplina e enriquecidas pela participação dos colegas da turma.
As sessões contam com a contribuição dos professores: Andréa Sobral (PPGSPMA/ENSP/Fiocruz e coordenadora Acadêmica do VigiLabSaúde/Fiocruz); Eduarda Cesse (coordenadora Geral VigiLabSaúde/Fiocruz); Rita Estrela e Paulo Rubens Guimarães Barrocas (PPGSPMA/ENSP/Fiocruz); Maria de Jesus Mendes da Fonseca e Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva (PPGEPI/ENSP/Fiocruz); Vera Lúcia Luiza e Carla Lourenço Tavares de Andrade (PPGSP/ENSP/Fiocruz); Michele Feitoza, Sydnei Feitoza Farias e Kátia Medeiros (PPGSC-IAM/Fiocruz Pernambuco).
O Programa VigiLabSaúde-Fiocruz é uma iniciativa da Fiocruz, principal instituição de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (SVSA/MS), e já formou 27 alunos na turma do Mestrado Profissional. O objetivo do Programa é contribuir para a formação de recursos humanos na área da saúde, capacitando profissionais para respostas rápidas aos desafios contemporâneos, que impactam de forma diferenciada as diversas regiões do país. A iniciativa também busca o fortalecimento do SUS e a produção de evidências científicas relevantes para a saúde pública.
*Crédito da imagem: Fiocruz