
Redação de artigos científicos foi tema de abertura de disciplina do doutorado do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz
A disciplina Seminários Avançados de Tese de Doutorado 3, do Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde/Fiocruz), teve início nesta segunda-feira, 25 de agosto, na Fiocruz Brasília, com a palestra “A redação do Artigo Científico”, ministrada remotamente pela professora e pesquisadora Maria Cynthia Braga, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco). A etapa formativa segue até 29 de agosto.
Na abertura, a coordenadora acadêmica do programa, Andréa Sobral, reforçou a importância da disciplina. “Que seja produtivo, um espaço em que vocês possam tirar dúvidas e dialogar com professores e colegas. É um momento ímpar na formação”.
Na sequência, Maria Cynthia Braga destacou pontos essenciais da escrita acadêmica, como critérios de submissão a revistas científicas, aspectos metodológicos, análise de dados e estratégias para estruturar os artigos. “É necessário descrever os dados de forma contextualizada com a pesquisa, apresentando claramente as manipulações e análises realizadas”, ressaltou.
Após a exposição, os alunos puderam tirar dúvidas diretamente com a palestrante, que também comentou sobre o uso de inteligências artificiais como ferramentas de apoio à pesquisa, desde que com responsabilidade ética.
Ao longo da semana, os 20 doutorandos, com previsão de conclusão em agosto de 2027, apresentaram os trabalhos já qualificados e mostraram os resultados alcançados até agora. A última disciplina do curso está prevista para 2026, marcando a reta final da formação. As teses abordam temas como saúde mental, inovação em saúde digital, cobertura vacinal e interculturalidade na assistência à saúde, entre outros. Os trabalhos estão sendo avaliados quanto ao desenvolvimento, à consistência metodológica e à aplicação de técnicas quantitativas e qualitativas. As discussões contam com a mediação dos docentes e a participação ativa da turma, fortalecendo o aprendizado coletivo e o intercâmbio de experiências.