Qualidade bacteriológica e toxicológica das águas de hemodiálise em serviços de referência de nefrologia, na cidade de Natal, no período de 2016 a 2022

Autor(a)
Dayanne Cristina Dantas
Orientador(a)
Maria Cynthia Braga
Tipo
Dissertação
Programa consorciado
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Modalidade Profissional (PPGSPMP)
Categoria do curso
Mestrado Profissional
Ano da Defesa
Descrição

A hemodiálise é o método de filtragem e depuração extracorpórea mais utilizada em todo o mundo, constituindo um tratamento essencial à sobrevida, além de promover o alívio dos sintomas e de prevenir complicações de pacientes com doença renal. A natureza deste procedimento impõe muitos riscos, incluindo os relativos à presença de contaminantes químicos e biológicos nas águas que alimentam os sistemas de hemodiálise. Normas foram estabelecidas em diversos países, incluindo o Brasil, afim de padronizar e monitorar, visando garantir maior segurança ao paciente submetido à sessões de hemodiálise. Na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o programa de fiscalização desses serviços, instituido em 2016, inclui o monitoramento das águas que abastecem esses sistemas.

Este estudo teve por objetivo avaliar a periodicidade de coletas e a qualidade bacteriológica e toxicológica das águas utilizadas nos serviços de referência de nefrologia em Natal, analisadas pelo Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen-RN), no período de 2016 a 2022. Estudo de série temporal retrospectiva utilizando dados do sistema de gerenciamento de amostras laboratoriais Harpya, usado pelos laboratórios de vigilância sanitária, relativos às amostras de água coletadas pelo Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Hemodiálise. Os parâmetros laboratoriais analisados foram os ensaios para coliformes totais, contagem de bactérias heterotróficas e de pesquisa de endotoxina e as amostras foram coletadas de três pontos diferentes do sistema de tratamento e distribuição de água para hemodiálise (STDAH), ponto pós-osmose, ponto mais distante do loop e algum ponto da sala de reuso. Realizou-se a análise descritiva da distribuição de frequência da coleta e de contaminação das amostras utilizando programa STATA, versão 15. Um total de 161 visitas de monitoramento foram realizadas pela vigilância, alcançando apenas 41,9% das ações programadas no período. Foram executados 245 ensaios para a pesquisa de endotoxina, apresentando 11,8% de laudos insatisfatórios, 445 análises para presença de coliformes totais e um percentual de 2,9% de contaminação e 436 ensaios laboratoriais para a pesquisa de contagem de bactérias heterotróficas com 7,8% de amostras inadequadas.

Conclui-se que a frequência de monitoramento pela vigilância sanitária se encontra abaixo do programado e que as águas utilizadas nos serviços de hemodiálise de Natal apresentaram contaminação para os parâmetros microbiológicos e toxicológicos definidos pela legislação. Um resumo executivo foi criado com o objetivo de demonstrar às autoridades sanitárias competentes os principais resultados encontrados e sugerir melhoras não só no programa de monitoramento analisado, como também, inspirar caminhos e ideias para criação de mais programas de monitoramento dessa natureza ao redor do país.