Doutorandos do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz participam de última disciplina, no Rio de Janeiro

Após uma semana de intensas discussões acadêmicas, troca de experiências e apresentação dos resultados consolidados de pesquisa, os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Laboratorial em Saúde (VigiLabSaúde/Fiocruz) concluíram, nesta sexta-feira (26/6), a disciplina Seminários Avançados de Tese de Doutorado IV, última etapa formativa antes do início das defesas de tese em agosto. 

Realizada nas dependências da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro, a atividade reuniu os 20 estudantes da turma, a maioria de forma presencial, marcando um dos momentos mais importantes da trajetória acadêmica dos doutorandos. Ao longo da semana, cada discente/pesquisador apresentou os resultados consolidados de sua investigação, recebendo contribuições de orientadores e avaliadores para o aprimoramento final dos trabalhos.

As discussões evidenciaram não apenas a maturidade científica alcançada pelos estudantes, mas também o potencial das pesquisas para subsidiar políticas públicas, fortalecer os sistemas de vigilância e qualificar a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) diante de desafios atuais e emergentes. As teses apresentadas contemplam uma ampla diversidade de tema. Entre eles, destacam-se estudos sobre atrasos vacinais; resistência aos antimicrobianos; insegurança alimentar e saúde mental; saúde digital e sistemas informatizados para gestão de imunizações; vigilância laboratorial de vírus gastroentéricos; governança do sofrimento; fortalecimento da tecnovigilância; saúde do trabalhador; integração entre saberes tradicionais e biomedicina na assistência à saúde de gestantes; sistemas de informação sobre toxoplasmose; vigilância hospitalar e emergências em saúde pública; assistência farmacêutica e vigilância da sífilis; prevenção do câncer do colo do útero e cobertura vacinal contra o HPV; facilitadores e barreiras para eliminação da filariose, esquistossomose e oncocercose; além da gestão de riscos de inundações e de emergências em saúde.

A coordenadora acadêmica do Programa, Andréa Sobral, celebrou a conclusão da última disciplina do curso. “Esta etapa não é apenas um rito de passagem, mas um momento de reflexão sobre o crescimento acadêmico e pessoal que todos os doutorandos do VigiLabSaúde experimentaram ao longo da jornada. Ver cada um apresentar suas pesquisas tão apaixonadamente é um testemunho da dedicação e do esforço que foram investidos. As discussões realizadas nesta semana não apenas evidenciam a maturidade científica alcançada, mas também demonstram o potencial transformador de suas investigações para a saúde pública. Suas pesquisas farão a diferença em nosso campo de estudo”, ressaltou. As pesquisas apresentadas refletem problemas concretos e demonstram o compromisso do Programa com a produção de conhecimento aplicado, capaz de apoiar a tomada de decisão, aperfeiçoar processos e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas em diferentes níveis de gestão. 

Para a doutoranda Rosalynd Moreira, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, a disciplina representou muito mais do que o encerramento de uma etapa acadêmica. “Foi uma disciplina muito enriquecedora para o amadurecimento profissional e acadêmico de cada um. Ficou um sentimento de nostalgia por ser nosso último encontro. Ao longo dessa trajetória, estabelecemos uma rede de contatos sólida, de troca de informações e conhecimentos que certamente contribuirá para o aperfeiçoamento das nossas práticas na gestão dos serviços de saúde. Saio com um sentimento de vitória e de que os trabalhos desenvolvidos farão diferença para o SUS."

A doutoranda Mariana Nossa, da diretoria de Vigilância em Saúde de Salvador (BA), destacou que um dos maiores ganhos dos Seminários Avançados foi a possibilidade de aprender com as pesquisas desenvolvidas pelos próprios colegas. "Ouvir as apresentações e observar as sugestões de melhorias nos permitiu refletir sobre o nosso próprio estudo. As contribuições são sempre compartilhadas com muito respeito. Estarmos juntos fortalece uma rede colaborativa que vai além da produção acadêmica, promovendo intercâmbio de conhecimentos e experiências que levaremos para a nossa atuação profissional."

As professoras Amanda Cabral e Cristine Bonfim, participaram, pela primeira vez, de uma disciplina do Programa e ficaram impressionadas com a qualidade dos trabalhos apresentados e com a integração da turma. “O curso oportunizou a reunião de pessoas de locais, realidades e esferas diferentes de governo, resultando em uma troca intensa de conhecimento ofertado pelo curso e pela experiência trazida pelos alunos que são gestores”, comentou Amanda. “Foi uma semana positivamente intensa e repleta de aprendizados pela troca realizada durante a avaliação dos trabalhos. Para mim, o destaque, para além da devolução que os alunos vão dar para os serviços onde estão atuando, foi a forte conexão que criaram, mesmo sendo oriundos de uma turma híbrida”, complementou Cristine. 

Encerramento com debate sobre gestão e transparência dos dados de pesquisa 

A programação dos Seminários Avançados de Tese IV foi encerrada na manhã desta sexta-feira (26/6) com a palestra da professora Fátima Martins, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP/Fiocruz), sobre o tema "Gestão, compartilhamento e abertura de dados para a pesquisa". Durante a atividade, a pesquisadora abordou os principais desafios relacionados à gestão responsável dos dados científicos, discutindo desde a elaboração de planos de gestão de dados até o armazenamento, documentação, preservação e compartilhamento das informações produzidas pelas pesquisas. 

Também destacou a importância de seguir rigorosamente os marcos legais que orientam atualmente a pesquisa científica, especialmente aqueles relacionados à ética em pesquisa, à proteção dos participantes e aos direitos autorais e de propriedade intelectual. Segundo Fátima Martins, a ciência aberta representa uma nova forma de produzir conhecimento, baseada na colaboração, na transparência e no compromisso de fazer com que os resultados das pesquisas retornem à sociedade na forma de soluções concretas para problemas de saúde pública. "Políticas no campo da saúde precisam ser feitas com dados e transparência, com foco na melhoria da oferta de serviços para a população”, comentou. 

Ao defender o compartilhamento responsável dos dados de pesquisa, a professora ressaltou que o trabalho colaborativo acelera a produção científica e amplia o potencial de utilização das evidências produzidas. "Transparência e compartilhamento de dados são importantes no enfrentamento das emergências em saúde pública e devem ser incorporados como uma boa prática para que esses dados possam servir a diferentes pesquisas, principalmente em tempos de negação da ciência." 

Outro ponto enfatizado foi a necessidade de transformar os dados em ações efetivas para o fortalecimento das políticas públicas. "Os dados precisam se transformar em ação, levando em consideração as diferentes dimensões do cuidado e do controle dos problemas de saúde pública." Ao discutir o atual cenário da pesquisa científica, Fátima Martins alertou para a crescente preocupação internacional com a integridade científica, marcada pelo aumento de casos de fabricação e manipulação de dados. Para ela, esse contexto reforça ainda mais a necessidade de adoção de práticas transparentes de gestão e compartilhamento das informações produzidas por pesquisadores. 

A pesquisadora também apresentou instrumentos desenvolvidos pela Fiocruz para apoiar a ciência aberta, entre eles o Arca Dados, repositório institucional destinado ao depósito, preservação e compartilhamento de conjuntos de dados de pesquisa produzidos pela Fundação, fortalecendo a transparência, a reprodutibilidade e a reutilização do conhecimento científico.

Na apresentação, Fátima Martins defendeu que a ciência aberta, colaborativa e comprometida com as necessidades da população constitui uma das principais estratégias para fortalecer a confiança social na ciência. "Uma ciência aberta, colaborativa e cidadã, trabalhando para e com a sociedade é uma das maiores forças contra o movimento anticiência."

Com o encerramento da disciplina Seminários Avançados de Tese IV, os doutorandos concluem oficialmente a etapa formativa do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz e iniciam a fase final de preparação para as defesas de tese. As pesquisas desenvolvidas ao longo do doutorado evidenciam o compromisso do Programa com a formação de pesquisadores capazes de produzir conhecimento aplicado aos desafios contemporâneos da vigilância em saúde e de oferecer respostas rápidas frente a desafios que se colocam na atualidade e que acometem de forma específica as diferentes regiões do país.