mulher negra em uma cadeira de rodas

Programa terá vagas para ações afirmativas

O Programa VigiFronteiras-Brasil reservará 20% das 75 vagas para Ações Afirmativas (Cotas), ou seja, para os candidatos que, no momento da inscrição, declararem-se pessoas com deficiência (PcD), que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas (NI). Serão oito vagas para o mestrado e sete para o doutorado. As demais vagas serão de ampla concorrência. Os candidatos que optarem pelas vagas destinadas às ações afirmativas deverão apresentar a documentação e realizar os procedimentos descritos no edital do programa, disponível na seção "Editais".

Esses candidatos concorrerão às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo, e em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário, a forma de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas. Os candidatos que não atingirem as notas mínimas em cada etapa do processo seletivo serão eliminados.

O critério de reserva de vagas será aplicado apenas para fins de classificação e preenchimento de vagas ao final da seleção. As vagas das ações afirmativas serão preenchidas de acordo com a classificação final geral do conjunto de optantes da categoria. A vaga reservada para as ações afirmativas que não for preenchida em razão do não atendimento aos critérios estabelecidos, nulidade da inscrição, reprovação na seleção ou por outros motivos administrativos ou legais, retornará para as vagas de ampla concorrência.