casa sobre o rio em por do sol na regiao amazonica

Saiba mais sobre os objetivos do Programa VigiFronteiras-Brasil

O VigiFronteiras-Brasil foi criado para fortalecer as ações e serviços de vigilância em saúde nas regiões da faixa de fronteira brasileira, com foco na epidemiologia, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública. A expectativa é que ele contribua para o fortalecimento, aprimoramento e qualificação dos profissionais e das ações e serviços de vigilância em saúde.

O intuito também é formar e fortalecer redes de colaboração para atuar nas respostas às ações de vigilância em saúde e nas emergências de saúde pública de importância nacional e internacional, como a que estamos enfrentando atualmente com a pandemia da Covid-19.

Confira, a seguir, outros objetivos do programa, que conta com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

- Qualificar as atividades em investigação, educação, atenção e gestão em vigilância em saúde, por meio da formação dos profissionais que atuam nos sistemas de saúde nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países sul-americanos vizinhos;

- Promover a incorporação da epidemiologia aplicada aos serviços de saúde para o enfrentamento dos problemas prioritários para a Saúde Pública nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países sul-americanos vizinhos;

- Aprimorar as atividades de vigilância em saúde com ênfase em doenças transmissíveis nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países sul-americanos vizinhos.